top of page

Alimentação saudável

Atualizado: 24 de abr. de 2019


A alimentação saudável é a mais natural possível, composta de carnes, peixes, verduras, frutas, legumes, cereais, enfim tudo o que é fresco e preparado em casa.

Cada alimento tem seu valor e importância, por isso devemos ter uma alimentação diversificada e não nos restringirmos sempre aos mesmos...


Varie, por exemplo, as verduras da salada, troque de vez em quando o feijão pela lentilha, pequenas alterações já podem trazer a variedade que uma alimentação saudável precisa ter :)


Você conhece a regrinha das 5 cores? Um bom prato deve ter pelo menos 5 cores diferentes - dessa forma você garante as vitaminas, minerais e nutrientes necessários para se sentir cheio de energia e disposição.


Saudável, não significa sem graça! A comida tem que ser bonita e gostosa para satisfazer a todos os sentidos, Se você não tem nenhum tipo de doença que exija uma alimentação restritiva, nada é proibido, basta ter equilíbrio!



Fuja dos industrializados, enlatados, refrigerantes, fast foods e comidas prontas em geral. Além de conservantes e corantes costumam ter altas dosagens de sódio e açúcar!

Gorduras, açúcares e bebidas alcoólicas devem ser evitados ao máximo, não podem fazer parte das refeições diárias, Se por acaso você exagerar de vez em quando, tente compensar com refeições mais leves durante a semana toda.


Muitas doenças estão diretamente associadas a alimentação incorreta e muitas vezes estão inter-relacionadas, quer dizer uma doença acaba desencadeando outra:

- Obesidade

- Hipertensão

- Diabetes

- Aumento de Colesterol Ruim (LDL)


Nesses casos além do acompanhamento médico muitas vezes é necessário a utilização de medicamentos, mas sem dúvida novos hábitos alimentares são essenciais!


Se você ainda não tem nenhuma dessas doenças cuide-se! Prevenir é sempre a melhor alternativa.


Mais uma dica: faça lanches entre uma refeição e outra, além de diminuir a fome, fazendo com que coma porções menores, os lanches aceleram o metabolismo!



Gostou das dicas?

Deixe um comentário!

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page