top of page

Fome Emocional

Lidando com sobrepeso e obesidade há mais de 15 anos posso afirmar que não há receita mágica para perder peso de forma definitiva. Para que o resultado seja efetivo é preciso ir a fundo em todos os aspectos envolvidos, inclusive os psicológicos.


Vou dar um exemplo que retrata as muitas histórias que já ouvi em meu consultório e que talvez você se identifique.


Quando a "Maria" me procurou já estava com obesidade avançada, mas esse estágio não aconteceu do dia pra noite. Desde a infância ela comia exageradamente, era uma criança "gordinha" e acabou sofrendo bulling na escola.

Apesar de ficar chateada, não dava muito bola, mas quando a adolescência chegou já não conseguia lidar com a situação da mesma forma.


A questão estética começou a incomodá-la e a auto estima ficou ainda mais abalada. Para piorar o quadro uma crise familiar levou os pais a se separarem justo nessa fase. Eram muitas emoções e situações difíceis para lidar.

Encontrou na comida uma válvula de escape. Todas as suas emoções começaram a ser acompanhadas por grandes quantidades de alimentos. Psicologicamente criou um mecanismo de recompensa que manteve por muitos anos.



Todas as dificuldades e ansiedades eram "recompensadas" com comida, o que obviamente fez com que engordasse cada vez mais, gerando um ciclo vicioso: se olhava no espelho e não gostava da sua imagem, se sentia feia, aumentando a frustração, a insatisfação e fazendo com que comesse ainda mais!

Então, o primeiro passo foi fazê-la entender e diferenciar a fome emocional da fome verdadeira. É muito comum as pessoas descontarem sua ansiedade na comida, pois a ingestão de certos alimentos, podem momentaneamente causar um bem-estar.


Seria necessário um apoio multidisciplinar para alcançar os resultados desejados.


Primeiro passo: acompanhamento psicológico que identificou as causas da sua ansiedade e desconstruiu o modelo de recompensa através da comida.


O segundo passo foi a colocação do Balão Gástrico, e o terceiro foi o acompanhamento da nutricionista.


Dessa forma ele teve todas as ferramentas para realizar um programa de reeducação alimentar completo, durador, com modificação de padrões de comportamento arraigados há muitos anos que trouxe muito mais que perda de peso.

Ela conquistou saúde física e mental, autoestima, autoconfiança e controle sobre sua própria vida!



Se você também precisa perder peso para melhorar sua qualidade de vida e saúde agende uma consulta. Aqui você encontrará uma estrutura completa, com profissionais especializados e experientes para te dar todo o suporte.


Ligue ou envie um whatsapp: (11) 99507-4113



92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page